sexta-feira, 1 de abril de 2011

Azia na Gravidez

Gente do Céu, ando morrendo de azia.
Normalmente acontece depois das refeições e dói tanto que me retorço apertando o estômago. Eu sempre tive, desde nova mas agora esta quase fora de controle.
Entao fui pesquisar o que realmente no corpo quando a azia ataca.


A azia é uma sensação de queimação que às vezes parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela é causada pelas mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo. 
Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.  
Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez. Infelizmente, é um mal que costuma ir e vir, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce. 
-O que fazer para acabar com a azia?
Talvez você não consiga acabar de vez com a azia, mas pode ajudar a reduzi-la bastante, com as seguintes medidas: 
• Evite pratos fortes ou gordurosos, frituras, chocolate, frutas cítricas, bebidas alcoólicas e café. 
• Faça refeições pequenas e frequentes. 
• Ponha pouca comida de cada vez na boca e mastigue bem. 
• Não beba muito líquido durante as refeições; isso evita que seu estômago fique muito distendido. (Mas não esqueça de que é importante beber cerca de oito copos de água por dia durante a gravidez -- faça isso no intervalo entre as refeições.) 
• Depois de comer, tente ficar sem se deitar por pelo menos uma hora. 
• Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma "rampa" na cama, mantendo sua cabeça elevada. A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago -- que é o lugar deles --, o que colabora para uma boa digestão. 
 • Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque algumas marcas contêm grande quantidade de sódio. Também não deixe de falar com o médico se nenhuma dessas medidas ajudar a aliviar o desconforto.

• Após a refeição masque um chiclete, pois estimula a produção de saliva que ajuda a neutralizar os gases do estômago.
• Use roupas folgadas e confortáveis principalmente a volta da cintura e estomago. 


Ain, eu sei que façø tudo errado. Preciso melhorar.
Beijos!

Um comentário:

Eline e Alexandre Bosch disse...

Nossa Carol, tive muuuuita azia, acho de desde o dia que ele foi concebido, cruz credooo!! Evitava comer tuuudo que provocava a azia maledeta, mas não adiantou muuuuito não, rss. Meu estômago tava pressionado porque ele me dava muitos empurrões com as perninhas, rsss aí tinha dia que a azia me comiaaa por dentro. Conclusão: dizem que a criança nasce cabeluda né?? Pois é, Gabriel tem pêlo no corpo todoo e a cabecinhaaa também, tá enorme, tô pensando em até cortar!!! Beijos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...