quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fases do Desenvolvimento da Inteligência

Eu adoro a Revista Crescer, estou sempre acompanhando o site e os videos do YouTube. Acho o máximo. Foi la que achei este texto abaixo mostrando como se desenvolvem as inteligencias da criança.


Fases do Desenvolvimento da Inteligencia
A inteligência se desenvolve aos poucos, por etapas. Em cada período novas habilidades são adquiridas. Vejam.

0-2 - Inteligência sensório-motora

Essa fase é baseada nas sensações e na parte motora. A criança está aprendendo a se movimentar, a conhecer o próprio corpo. Os sentidos estão se aguçando. O aprendizado se dá pelo meio do concreto.

2-7 - Inteligência pré-operatória

Nessa fase, a criança está desenvolvendo uma série de funções, pra poder, mais pra frente, executar operações lógicas. Do nascimento até os 7 anos, o período é chamado de janela de oportunidades. Nessa fase, a criança é uma esponja, absorve tudo a que é exposta. As diversas habilidades - as ligadas ao raciocínio lógico, à linguagem, à música, ao corpo, à imagem, à natureza - devem ser incentivadas como um todo, para poderem florescer na próxima etapa.

7 a 12 - Inteligência operatória

É a fase em que se realizam operações lógicas, matemáticas. Com base no que aprendeu no período anterior, ela aprende a operar a realidade. Ela armazenou uma série de habilidades que vão permitir que, finalmente, ela aprenda a ler, escrever, fazer contas. Antes disso, ela não está pronta.

12 ao final da adolescência- Inteligência abstrata

Depois de trabalhar no concreto, o indivíduo começa a conseguir fazer abstrações. Ela consegue falar e escrever sobre conceitos como liberdade, egoísmo.

O original esta aqui.

Acho super importante saber estas etapas para que entao a gente possa ajudar de alguma forma com estímulos para que as 'intligencias' fiquem ainda mais fortes ou para evitar algum trauma ou atraso. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...