terça-feira, 22 de março de 2011

Beneficios da Chupeta

Estudo constata que o uso da chupeta pode oferecer alguns benefícios para a saúde  
Bebês que chupam chupeta podem usufruir de alguns efeitos positivos para a saúde, segundo pesquisadores da odontologia. Um estudo na edição de Janeiro/Fevereiro doGeneral Dentistry mostra que bebês que chupam chupeta na hora de dormir podem apresentar incidência reduzida da Síndrome de Morte Súbita do Lactente.
"Bebês que recebem uma chupeta não dormem de maneira tão profunda quanto aqueles que dormem sem chupeta", diz a Dra. Jane Soxman, autora do estudo e formada peloAmerican Board of Pediatric Dentistry. "Chupar chupeta possibilita ao bebê despertar de um sono profundo que poderia resultar em parada respiratória. As chupetas também aumentam a satisfação da sucção e constituem uma fonte de conforto para os bebês".
Pais, dentistas e médicos podem ter mais conhecimento do lado negativo do uso da chupeta – incluindo a dificuldade de fazer a criança descontinuar o uso, possíveis alterações no alinhamento dos dentes e no formato da boca, possíveis lacerações bucais e outros.
Um estudo no The Journal of the American Dental Association verificou que crianças que continuam a chupar o dedo ou a chupeta após os 2 anos de idade aumentam seu risco de desenvolver protrusão dos dentes anteriores e uma mordida incorreta com estreitamento da maxila em relação à mandíbula, conhecida como mordida cruzada.
American Dental Association recomenda que os pais ofereçam ao bebê uma chupeta em vez de uma mamadeira com suco, leite ou fórmula na hora de dormir para evitar a cárie dentária na primeira infância e também observa que os bebês que estão com os dentes irrompendo podem encontrar alívio com o uso da chupeta. Sempre dê ao seu bebê uma chupeta limpa e nunca mergulhada em açúcar ou mel.
Texto do Site da Colgate
Em que ocasião pode ser usada:
No dia a dia, para acalmar em situações de dor e para induzir o sono de bebês mais agitados. É recomendada também para bebês que nascem com o hábito de sugar o dedo ou que o adquirem nas primeiras semanas, porque ajuda a remover esse costume, mais nocivo. Nas crianças nascidas antes da 32ª semana de gestação, pode ser indicada para auxiliar no aprendizado da sucção.

Quando começar a oferecer?
Entre 15 dias e um mês de vida, quando a amamentação já estiver bem estabelecida. Antes disso, pode confundir o bebê e prejudicar o aleitamento, pois a sucção no seio é diferente daquela feita na chupeta. Deve-se oferecer na hora de dormir ou em crises de cólica, por curtos períodos.

E se o bebe nao pega ou cospe em seguida?

Os pais não devem insistir nem forçar, a não ser em uma situação: para substituir a sucção do dedo. Se o bebê cuspir a chupeta ao pegar no sono, não se deve colocar de novo na boca, pois o propósito é somente induzir esse estado.


Causa algum dano?

O uso contínuo provoca abaixamento da língua, deglutição atípica, alteração nas bases ósseas dentárias e da boca, além de favorecer a respiração bucal e promover alterações na fala.


Prejudica a amamentação? 

Se a chupeta for oferecida nos primeiros dias de vida, quando o bebê ainda está aprendendo a mamar, sim. Isso porque a musculatura usada e os movimentos exigidos não se reproduzem na hora da mamada. Além disso, a chupeta toca em uma área do céu da boca muito próxima à arcada dentária, o que pode causar ânsia de vômito quando a criança mama no seio.


Qual o melhor tipo de bico?

É importante usar o tamanho adequado para cada fase do bebê. Quanto ao formato, o ortodôntico é o mais indicado. Embora não seja livre de danos -estudos sugerem que atrapalha mais a postura lingual-, interfere de modo menos relevante na oclusão dos dentes do que o bico comum. A vantagem do ortodôntico é que ele reproduz melhor o ponto de toque do seio materno no céu da boca da criança. Já o bico em formato de bolinha é totalmente contraindicado.


O prendedor pode ser utilizado?

Não. O principal argumento contra o acessório é que a chupeta não deve estar disponível o tempo todo, ao alcance da criança, porque isso estimula seu uso. Mas há outros problemas: o prendedor de metal pode ferir o bebê, enquanto o de pano acumula sujeira com facilidade.


Como higienizar?

Lave somente com água e sabão. Não é indicado ferver porque prejudica a vedação, facilitando a proliferação de fungos.


Quando eliminar o habito?

Até os dois anos de idade, problemas como a mordida aberta ainda podem ser revertidos, mas o ideal é tirar a chupeta o quanto antes, de preferência quando ela completar o primeiro ano de vida.


Como tirar sem traumas?

É importante os pais estarem seguros da decisão, pois a criança percebe quando a mãe está vacilante ou há discordância entre o casal. Primeiro, deve-se limitar os horários e eliminar o hábito durante o dia. Depois, deve-se preparar a criança para a separação definitiva, determinando um prazo para a retirada do bico. Uma boa estratégia é entregar a chupeta a um personagem, como o coelho da Páscoa ou o Papai Noel, em troca de um brinquedinho mais adequado à faixa etária da criança -a ser entregue quatro ou cinco dias depois. Outro argumento que pode funcionar é o estético: elas já entendem que dentes tortos não são bonitos. Quando o uso é restrito e os pais estão convictos, a retirada costuma ser fácil.

Vale a pena repensar sobre a Chupeta.
Ja compre duas para o Benjamin. Vai que precisa…

UmBeijo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...